Wiixutta Nithweelaka
O que é Wiixutta Nithweelaka?
Wiixutta Nithweelaka (WN) é inspirado na metodologia “ensinar no nível certo” desenvolvida por Prathan Foundation na Índia. Wiixutta Nithweelaka significa aprender brincando. É uma combinação de métodos e ferramentas lúdico didáticas que assegura que as crianças, agrupadas em níveis de competências (não por idade ou por classe), melhorem de forma significativa as suas competências em leitura e aritmética dentro de um período de 50 dias.
O Projecto Wichutha Nithuelaca
Apesar do progresso impressionante na melhoria da gestão e infra-estrutura escolar, acesso a livros didáticos e menor rácio entre alunos e professor, os baixos níveis de aprendizagem ainda são uma grande preocupação em Moçambique.
Em 2016, uma avaliação em grande escala conduzida pela Facilidade ICDS através do seu programa TPC Moçambique concluiu que apenas uma em cada 10 crianças podia ler uma história simples da 2ª classe e apenas duas em cada 10 crianças podiam fazer uma operação simples de adição da 2ª classe. Se não têm as competências básicas de leitura e aritméticas, crianças e jovens perdem a oportunidade de desfrutar e contribuir como actores-chave no desenvolvimento socioeconômico.
Para contribuir para a melhoria das competências básicas de leitura, contagem e cálculo das crianças em Moçambique, a Facilidade iniciou em 2018 um projecto denominado Wichutha Nithuelaca. Wichutha Nithuelaca significa “Aprender Brincanco” em língua emackua. É uma abordagem que combina ferramentas lúdicas e didácticas que faz com que as crianças aprendam a ler e a fazer operações básicas em 50 dias. Wichutha Nithuelaca usa a metodologia do TaRL (Teaching at the Right Level – que significa ensinar no nível certo). Esta é uma forma inovadora de mudar a forma como os professores e os alunos se relacionam durante as aulas, melhorando o ambiente de aprendizagem para ajudar a resolver a crise de aprendizagem em Moçambique.
Experiência Piloto em 2018
A Facilidade ICDS colaborou com Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Nampula, os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Larde Districto, a Rede Provincial de Educação de Nampula, Pratham Foundation da índia, a PALNETWORK e KMAD (Kenmare Moma Associação para o Desenvolvimento) para experimentar o programa Wichutha Nithuelaca em forma de um projecto piloto em 2018.
Durante a fase piloto (2018), o projecto foi implementado em 5 escolas, envolvendo cerca de 300 alunos da 4ª classe, assistidas por 13 facilitadores (9 professores e 5 facilitadores) no distrito de Larde, na província de Nampula. O programa piloto ocorreu durante 2 a 3 horas por dia ao longo de 8 semanas (40 dias de atividade). Os resultados são bastante animadores como ilustram os gráficos que se seguem.
Resultados do programa piloto 2018 Leitura
- No início do projecto, 56 em cada 100 crianças nem conheciam as letras do alfabeto. Com este método, apenas 14 em cada 100 crianças não reconhecem as letras.
- Apenas 14 em cada 100 crianças liam palavras no início do projecto. Depois de 40 dias de actividades, 27 em cada 100 crianças lêem palavras (quase o dobro).
- No início do projecto, quase nenhuma criança lia uma história simples. Agora, pelo menos 6 em cada 100 crianças já lêem uma história.
Resultados do programa piloto 2018 Matemática (em %)
§ No início do projecto, somente duas em cada 10 crianças resolviam operações básicas de adição. Com este método, 5 em cada 10 crianças já resolvem operações básicas de adição.
§ Somente 6 em cada 100 crianças resolviam operações de subtracção. Com este método, 24 em cada 100 crianças resolvem operações de subtracção (o número de crianças que fazem subtracção triplicou).
§ Uma em cada 10 crianças faziam multiplicação simples. Com o projecto, quase 6 em cada 10 crianças fazem operações simples de multiplicação (5 vezes mais).
§ Quase nenhuma em cada 10 crianças faziam operações de divisão simples. Com o projecto, 7 em cada 10 crianças faz divisão simples.